Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Encaixe de Bolinhas


PLANEJAMENTO DE JOGO
NOME: ENCAIXE DE BOLINHAS
CLIENTELA: 2º Ano do Ensino Fundamental
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:
Explorar fatos básicos da adição de duas parcelas e a reversibilidade através da subtração.
Fazer com que o aluno reconheça na adição a função de juntar e na subtração a de retirar os elementos;
CONTEÚDO: Adição e Subtração.
REGRAS DO JOGO:
Organizar a turma em equipes. Com uma letra do alfabeto para identificar cada equipe;
O professor organiza tabelas no quadro para o seu preenchimento durante o jogo, calculando os pontos das equipes;
Distribuem-se as garrafas, contendo dez bolinhas dentro de cada uma, entre as equipes;
Em cada rodada um componente da equipe terá 30 segundos – contados pelo professor – para tentar encaixar o maior número de bolinhas. Ao final, marca-se os pontos na tabela;
O professor explora a subtração no final de cada encaixe, através de perguntas e analisando o número de bolinhas que ficam em cada parte da garrafa, explorando os fatos básicos do número 10;
Ao final faz-se a classificação dos grupos na tabela, analisando o total de pontos;
Pode-se elaborar questões do tipo:
Quantas bolinhas a equipe ___ precisaria encaixar A MAIS para empatar com a equipe que tirou 1º lugar?

Bingo da Higiene


Atividades de Educação Infantil





A HISTÓRIA DE PINGO DE CHUVA


Na Educação Infantil as historias despertam o interesse dos alunos pelo assunto, sendo assim, eu escrevi esta pequena história para falar sobre os estados físicos da água.

A HISTÓRIA DE PINGO DE CHUVA
MARILU RODRIGUES (Mari Rodrigues)
          Vou lhes contar a história, de uma pequena gota de água, chamada Pingo de Chuva que junto com outras gotinhas, formavam as águas de um lindo lago.
          Certo dia, o sol com o seu calor, aqueceu as águas do lago e Pingo de Chuva e suas amiguinhas sentiram muito calor. Elas não sabiam, mas estavam absorvendo o calor do sol.
Estava tão quente, mas tão quente, que de repente Pingo de Chuva começou a se sentir mais leve. Olhou para baixo, e viu que estava voando.
Maravilhada com o que estava acontecendo, Pingo de Chuva olhou ao seu redor e viu outras gotinhas que também subiam, desordenadamente. As pequenas gotas de água estavam agora no estado gasoso, o calor do sol fez com que elas se transformassem em vapor.
Elas subiram alto, bem alto, e lá, bem longe, onde não se podia mais vê-las, elas se juntaram a outras gotinhas e formaram as nuvens.
Então veio o vento e soprou bem forte, e a nuvem começou a viajar por diversos lugares. Pingo de Chuva observava tudo lá de cima encantada, ela nunca havia visto tantos lagos, rios e mares com uma imensa quantidade de gotinhas juntas.
Tudo estava indo bem, até que ela começou a sentir saudade da terra. Ela se lembrava do lago, dos peixes e do sol e se entristecia, e às vezes até chorava.
Porém sua tristeza durou pouco, pois um belo dia, a nuvem de Pingo de Chuva encontrou uma frente de ar frio. E com o frio, a nuvem liberou calor e algumas gotinhas se desprenderam e caíram sobre a terra em forma de chuva.
É claro que Pingo de Chuva também veio para a terra com elas, agora ela estava novamente no estado líquido da água.
Pingo de Chuva e outras gotinhas caíram no alto de uma montanha, lá estava muito, muito frio. Pingo de Chuva e as outras gotinhas ficaram bem juntinhas, então formaram a água em estado sólido.
No dia seguinte, o sol brilhou, e o seu calor fez com que as gotinhas se agitassem e novamente voltassem a ser água líquida.
Pingo de Chuva e as outras gotinhas correram pela montanha até encontrarem um rio, cheinho de gotinhas de água transparente. Rapidamente, todas lançaram-se nas águas e seguiram cantarolando felizes rumo ao mar.
Atualmente, Pingo de Chuva vive no mar, lá ela conheceu muitas outras gotinhas, peixinhos e uma porção de animais e plantas que vivem no fundo do mar. Mas um dia, ela espera novamente subir e iniciar uma nova viagem, cheinha de aventuras.
FIM!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Telefone Sem Fio


O telefone sem fio, é um brinquedo feito com dois copinhos (iogurte, àgua mineral, etc.) que desperta o interesse das crianças e até mesmo de adultos. 
DICA: Para um melhor rendimento, o fio deve estar totalmente esticado.

domingo, 12 de junho de 2011